Fórum Latino-Americano de Smart Grid

Eventos ABCE

Fórum Latino-Americano de Smart Grid

Fórum Latino-Americano de Smart Grid

Postado em: 27/07/2022

A ABCE é Apoiadora institucional do evento!

SMART GRID FÓRUM/2022


Reserve a sua agenda e traga a sua equipe para se juntar a nós e aos mais importantes líderes do mercado nacional e internacional de energia no 14º FÓRUM LATINO-AMERICANO DE SMART GRID, que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro de 2022, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, Brasil. O tema central desta 14ª Edição será: “A Energia Renovável, a Livre Comercialização e a Digitalização das Empresas e dos Consumidores, trazendo novos papéis e desafios aos agentes.

Fórum Latino-Americano de Smart Grid completa 15 anos de atuação, objetivando colocar em prática e acelerar a introdução de novas tecnologias e inovações, de modo sustentável, nos serviços de energia do Brasil e dos demais países da América Latina. As edições anteriores contaram com a presença de 570 palestrantes brasileiros, 85 internacionais, 54 entidades apoiadoras, 136 empresas patrocinadoras, além de mais de 6.000 participantes na Conferência e Exposição.

O setor elétrico passa em 2022 pela maior revolução de toda a sua história com muitas mudanças previstas para o curto prazo, a exemplo do que vem ocorrendo em mundialmente. Está tramitando a aprovação de um projeto de lei que estabelece as bases para a livre comercialização de energia a todos os consumidores do Brasil e para um novo papel das empresas de energia e dos consumidores, com base na crescente penetração de energia renovável e do amadurecimento comercial de um extenso elenco de tecnologias digitais recentes e inovadoras, que em conjunto permitem habilitar as “smart grids” ou redes inteligentes de energia.

As fontes renováveis têm se mostrado crescentemente competitivas face a evolução tecnológica recente dos métodos de produção, inclusive em pequena escala, o que promove uma crescente descentralização dos sistemas elétricos, demandando investimentos para a digitalização de sistemas e serviços, e um aumento significativo do papel do consumidor de energia, podendo produzir energia a custos competitivos, e atuar no sentido de prover recursos para um funcionamento harmônico de sistemas de potência em grande escala.

A implementação de um mercado mais competitivo demandará das empresas que nele atuam, em todos os segmentos, um esforço e a atenção bastante focados em diferenciais tecnológicos e oferta de novos serviços digitais que permitam apresentar resultados de destaque frente à concorrência.

Toda essa transformação já está em curso e deverá se consolidar nesta década, sendo fruto de um intenso crescimento nos investimentos em reformulação da base tecnológica da infraestrutura existente, com um significativo aumento no investimento em tecnologias que promovam a digitalização das redes de Transmissão e Distribuição, bem como favoreçam a oferta de serviços e tarifas diferenciadas como opções as diferentes classes de uso e de clientes. Nesta edição, em especial, contaremos com a destacada presença e patrocínio das empresas líderes de mercado, reunindo destacado número de profissionais e empresas interessadas no avanço da agenda proposta pelo Fórum, focando especialmente aqueles relacionados ao serviço de energia.

Mais informações: http://www.smartgrid.com.br/