Enase 2023 debaterá futuro do setor elétrico brasileiro

ABCE na Mídia

Enase 2023 debaterá futuro do setor elétrico brasileiro

Enase 2023 debaterá futuro do setor elétrico brasileiro

Postado em: 31/05/2023


Novidade da 20ª edição é um segundo palco com conteúdos específicos como H2 verde, gás natural e mobilidade elétrica

A 20ª edição do principal evento político-regulatório do setor elétrico acontecerá nos dias 21 e 22 de junho no Hotel Windson Oceânico, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Com o tema central “construindo caminhos para o futuro do setor elétrico brasileiro”, o encontro promovido pelo Grupo CanalEnergia/Informa Markets reunirá as principais autoridades no assunto para tratar dos desafios e oportunidades no curto, médio e longo prazo. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas no site do evento, onde consta toda programação, que está 90% definida.

O evento se consolida no formato híbrido, trazendo experiências aos participantes nos ambientes físico e digital simultaneamente, dividido em dois dias. Além dos painéis da Plenária, uma novidade neste ano será um segundo ambiente, o Arena Enase, que trará conteúdos exclusivos para ampliar a discussão de temas específicos e relevantes para o mercado, como nos casos do hidrogênio verde, gás natural e mobilidade elétrica. Entre os debatedores estão lideranças da Eneva, Atlas Renewable Energy, Comgás, Lactec e Ágora Comercializadora.

Programação

A abertura do Enase 2023 trará uma visão geral de alguns subtemas da transição energética sob ponto de vista de nomes como Sandoval Feitosa, da Aneel, Luiz Carlos Ciocchi, do ONS, Alexandre Ramos, da CCEE e Angela Livino, da EPE. Já na parte da tarde haverá debate entre as associações do setor Abraceel, Abiape/Fase, ABCE, ABDIB e Apine sobre os rumos do mercado, com nomes já consagrados do evento como Rodrigo Ferreira, Mario Menel, Alexei Vivian, Guilherme Velho e Max Xavier Lins.

Ainda está prevista uma palestra sobre Net Zero com o líder de energia da consultoria PwC, Adriano Correia, seguido por um debate entre ABEEólica, Absolar, ABRAPCH, Abragel e Abraget, nas figuras de Elbia Gannoum, Rodrigo Sauaia, Alessandra Torres, Charles Lenzi e Xisto Vieira. Depois, um painel comemorativo dos 20 anos do evento encerra o primeiro dia, tendo como convidados Luiz Barroso, fundador da PSR, Jerson Kelman, Ex-diretor geral da ANA e Aneel, Joisa Dutra Saraiva, diretora na FGV/CERI, Edvaldo Santana, da Neal Consultoria, e Leontina Pinto, diretora executiva de Pesquisa e Desenvolvimento na consultoria Engenho.

O dia 22 começa com o tradicional Fórum de CEOs, com as presenças de Wilson Ferreira Jr, da Eletrobras, Mauricio Tolmasquim, diretor executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, além de Solange Ribeiro, vice-presidente da Neoenergia, e Fernando Cezar Maia, vice-presidente de Regulação do Grupo Energisa. Ao final da manhã o tema será a renovação das concessões, com uma palestra do presidente da Thymos Energia, João Carlos Melo, e posterior discussão entre o presidente da Abradee, Marcos Madureira, presidente da Abrage, Flavio Neiva, e o diretor de Assuntos Econômico e Financeiros da Abrate, Tiago Aragão Soares.

Na parte da tarde haverá uma apresentação do sócio da Excelência Energética, Érico de Brito, abordando o novo mercado livre de energia com a abertura da Alta Tensão. O debate posterior será entre líderes de associações como Abrace, Anace, ABGD e Abaque: Paulo Pedrosa, Carlos Faria, Carlos Evangelista e Carlos Brandão.  A última palestra será “atingindo as metas do carbono neutro e garantindo a segurança do sistema”, de Rafael Kelman, da PSR, seguida pelo debate entre a ABCM, Abdan, Abren e Cogen, nas presenças confirmadas de Fernando Luiz Zancan, Celso Cunha, Yuri Schmitke e Newton Duarte.

*Link da matéria: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53247728/enase-2023-debatera-futuro-do-setor-eletrico-brasileiro?utm_source=ClippingDBGG&utm_medium=WApp&utm_campaign=DGBB