Notícias Associadas

Programa de P&D da Cemig reúne centenas de interessados em Belo Horizonte

13/02/2017
Fonte: Cemig 

Edital para captação de projetos para o biênio 2016/2017 está disponível no site da empresa

Mais de duas centenas de interessados, entre startups, empresas, universidades, centros de pesquisa e entidades governamentais, participaram, nesta segunda-feira (13/2), do Encontro para Inovação, realizado em Belo Horizonte e promovido pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e pelo Programa Minas Digital, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). O encontro colocou frente a frente empreendedores, pesquisadores, fornecedores de tecnologia e representantes da Empresa, e visa à implementação do Programa Anual de Pesquisa e Desenvolvimento de 2016/2017, cujo edital foi publicado este ano.

O objetivo do evento é receber propostas com caráter inovador – ligadas ao setor elétrico – que estejam alinhadas com as estratégias da Companhia e que possam trazer resultados e benefícios tanto para o negócio quanto para os clientes e consumidores.

Na parte da manhã desta segunda-feira, os participantes conheceram as experiências do setor público e privado na área de inovação, por meio de palestras do superintendente de Tecnologia, Inovação e Eficiência Energética da Cemig, Carlos Renato França Maciel, do subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias de Oliveira, do empreendedor Bruno Rondani, CEO do Movimento 100 Open Startups, e do administrador de empresas Felipe Braga Ivo, gerente de Novos Negócios do centro de inovações CSEM Brasil. A programação da tarde incluiu uma sessão de pitchs das startups e, em seguida, encontros entre os empreendedores, empresas, acadêmicos e representantes das áreas de negócio da Cemig.

O subsecretário Leonardo Dias de Oliveira ressaltou a importância do evento, que vem ao encontro do objetivo do Programa Minas Digital de incentivar o crescimento do desenvolvimento tecnológico e da inovação em Minas Gerais, a partir do ambiente propício que já existe em Belo Horizonte.

O superintendente Carlos Renato França Maciel lembrou que, nos últimos anos, o Grupo Cemig foi responsável por aproximadamente 20% do montante de recursos aplicados pelo setor elétrico em projetos de pesquisa e desenvolvimento no âmbito do programa Aneel.

O evento prossegue até esta terça-feira (14/2), quando serão detalhadas as demandas nas áreas de meio ambiente, gestão de bacias e planejamento energético, fontes alternativas, geração distribuída e eficiência energética, supervisão, controle e automação, gestão, regulação e mercado do setor elétrico, planejamento, operação e manutenção do sistema elétrico, medição, faturamento e perdas comerciais, segurança patrimonial e gestão de pessoal e novas topologias de linhas, redes e subestações.

Programa P&D 2016-2017

O Chamamento Público para a captação de projetos para o Programa de P&D Cemig/Aneel 2016-2017 está disponível no site da Cemig. São 29 novas demandas tecnológicas além da possibilidade de encaminhamento de projetos em continuidade.

Apenas nos últimos três anos, o programa investiu cerca de R$ 115 milhões em projetos de P&D em parceria com universidades, fornecedores, fabricantes, instituições de ciência e tecnologia e empresas de base tecnológica.

Minas Digital

O programa Minas Digital nasce como iniciativa pioneira do Governo de Minas Gerais, capitaneado pela Sedectes, para gerar o desenvolvimento econômico e social do estado e do país a partir da inovação, economia digital e economia criativa.



[ topo ]