Sobre

Sobre A ABCE

Sobre a ABCE
  • Histórico
  • Missão - Valores
  • Conselho de Administração/Diretoria
  • Associados
Estatuto Associe-se

Histórico da ABCE

Nos anos 30 do século XX o Brasil se modernizava rapidamente, passando de uma economia agrícola baseada na exportação de café para um país em processo de industrialização. Em 1936, um grupo de pequenos empresários oriundos da cafeicultura fundou a Associação Paulista de Empresas de Serviços Públicos, que congregava companhias de eletricidade, telefonia, gás, águas e esgotos e bondes elétricos. O objetivo da Associação, então como agora, era coordenar as ações de suas empresas associadas e ser a voz do empresariado no diálogo com os poderes públicos.

Os fundadores da Associação eram, em sua grande maioria, representantes de empresas de eletricidade e diante da importância essencial deste insumo para a acelerada industrialização que a nação atravessava, em 1959 a entidade passou a denominar-se Associação Paulista de Empresas de Serviços Públicos de Energia Elétrica. Em 1971, a entidade assume expressão nacional como Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica – ABCE.

Nestes 75 anos a ABCE acompanhou atentamente os passos da Nação brasileira: o Estado Novo, a volta da democracia no fim da Segunda Guerra Mundial e o governo Juscelino Kubitschek, o movimento militar de 1964 e a Nova República.

O setor elétrico nacional também passou por diversos momentos em sua evolução: a fase dos grupos transnacionais, como a Light e a Bond & Share, e a criação das grandes empresas públicas federais e estaduais, como Eletrobrás, Chesf, Eletrosul, Eletronorte, Cesp, Copel e Cemig. Mais recentemente, com a privatização, parte das estatais tornou-se privada e novas empresas surgiram.

Hoje vivemos um momento de convivência entre as empresas privadas e estatais, nacionais e estrangeiras. Representando-as e harmonizando suas ações, a ABCE, em conjunto com sua entidade-irmã, o Sindicato da Indústria da Energia no Estado de São Paulo – SIESP e as outras importantes associações setoriais, trabalha com empenho pelo exercício da livre iniciativa e pelo desenvolvimento do setor elétrico, base para o crescimento do País.

A ABCE criou, em 1972, a Medalha de Mérito Bernardo Mascarenhas e, em 1980, o Prêmio Medalha Eloy Chaves, para incentivar respectivamente as lideranças do setor elétrico nacional e as empresas da área com os menores índices de acidentes de trabalho.

A partir de 1985 as atividades da Associação concentraram-se em comitês, como o Jurídico-Tributário e o de Meio Ambiente. Estes grupos vêm organizando estudos, simpósios e encontros em todo o país, dedicados às principais questões de interesse do setor elétrico.

Nesta trajetória de 70 anos a ABCE representa suas empresas associadas, hoje mais de sessenta, na busca de seu maior objetivo, um setor elétrico moderno e dinâmico, voltado para o bem comum de todos os brasileiros.

Missão Visão Valores

Missão

Congregar e defender os interesses das empresas concessionárias que atuam na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como empresas e pessoas físicas que desempenham atividades afins ao setor.

Promover o estudo dos problemas que interessam ao setor elétrico e fomentar o intercâmbio de informações com as demais associações de classe.

Cooperar com os poderes públicos nos estudos e soluções dos problemas que se relacionem com os interesses das associadas.

Organizar e oferecer toda espécie de assistência nas relações entre as associadas e com terceiros, notadamente os serviços de ordem jurídica, fiscal e técnica.

Firmar convênios com entidades oficiais ou particulares que exerçam atividades de interesse do setor.

Visão

Ser reconhecida como uma interlocutora do setor de energia elétrica brasileiro, atenta as demandas contemporâneas da sociedade, ao aliar tradição, história, representatividade e capacidade de liderança.

Valores

  • Ética e transparência nas relações entre as associadas
  • Responsabilidade social e apoio à cidadania
  • Responsabilidade ambiental
  • Desenvolvimento econômico sustentável
  • Eficiência energética
  • Apoio a novas tecnologias
  • Diálogo permanente com os poderes públicos
  • Sinergia entre a iniciativa privada e a estatal
  • Segurança no trabalho
  • Cumprimento e aperfeiçoamento da legislação vigente

Conselho de Administração ABCE - Triênio 2023/2026

Vice-Presidente Newton Lins Buarque Sucupira Filho (TIJOÁ)

Conselheiro Carlos José da Silva Lopes (ISA Energia)

Conselheiro Erika Borba Breyer (SPIC)

Conselheiro Fabio Valentim da Silva (CELESC)

Conselheiro Márcio Pereira Zimmermann (AMAZONAS ENERGIA)

Conselheira Yvette Batalha Leite (SULGIPE)

Conselho Fiscal ABCE - Triênio 2023/2026

Titular Andrea Freitas de Oliveira (ISA Energia)

Diretoria Executiva ABCE

Diretor Presidente Alexei Macorin Vivan

Associados ABCE

Amazonas Energia

CELESC Distribuição S/A.

Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobras

Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG

Companhia Paranaense de Energia - COPEL

Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista - CTEEP

Companhia Sul Sergipana de Eletricidade - SULGIPE

EDP Energia do Brasil

Empresa Luz e Força Santa Maria S/A. - ELFSM

Empresa Regional de Transmissão de Energia S/A. - ERTE | Grupo TBE

Itaipú Binacional

Karpowership Brasil Energia Ltda.

Light Serviços de Eletricidade S.A.

Norte Energia S.A.

Rio Paranapanema Energia S.A. | CTG Brasil

TIJOÁ Participações e Investimentos S.A.

UHE São Simão S.A. | Grupo SPIC

Afiliados ABCE

Amaro Antunes & Mourão Advogados Associados

Ambientare - Soluções em Meio Ambiente

Artigas Advocacia Ambiental

Avalicon Engenharia e Aerolevantamento Ltda.

Bichara Advogados

Coli Advocacia

Envu - Environmental Science do Brasil Ltda.

4Asset Tecnologies

Milaré Advogados

Pinheiro Neto Advogados

Sete Soluções e Tecnologia Ambiental

Stocche Forbes Advogados

Thymos Energia

Villemor Amaral Advogados