Troca repentina no Ministério foi recebida com cautela no setor

ABCE na Mídia

Troca repentina no Ministério foi recebida com cautela no setor

Troca repentina no Ministério foi recebida com cautela no setor

Postado em: 12/05/2022

Troca repentina no Ministério foi recebida com cautela no setor

Se por um lado, o novo dirigente é tido como um profissional com convicções liberais, por outro, paira a dúvida de como ele conduzirá a pasta nos próximos meses

Por Fábio Couto e Robson Rodrigues

A nomeação repentina do chefe da assessoria Especial de Assunto Estratégicos do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, como novo ministro de Minas e Energia, foi recebida com surpresa por agentes do setor elétrico e dividiu opiniões. Se por um lado, o sucessor do almirante Bento Albuquerque é tido como um profissional com convicções liberais, por outro, paira a dúvida de como o novo titular conduzirá a pasta nos próximos meses.

Fontes consideram ainda que o momento não foi adequado para a troca do comando, já que mostra a tentativa de ingerência do presidente Jair Bolsonaro no controle dos preços dos combustíveis e pode gerar ruídos na condução dos trabalhos para a privatização da Eletrobras.

Na avaliação do presidente do Fórum de Associações do Setor Elétrico (Fase), Mario Menel, a dúvida é como será a condução do ministério nos próximos quatro meses de trabalho. Segundo ele, a nomeação acontecendo agora, em meados de maio, o novo ministro só terá até outubro – mês do primeiro turno das eleições, para tocar a pasta.

“A questão é como ele vai montar a equipe… ou se ele vai manter a atual equipe, a memória do que foi feito nestes quatro anos”, disse Menel.

A Associação Brasileira de Companhias de Energia (ABCE) disse esperar que o diálogo aberto por Bento Albuquerque no Ministério de Minas e Energia (MME) com agentes e entidades do setor elétrico seja mantido pelo novo titular. Segundo o presidente da associação, Alexei Vivan, a ABCE recebeu “com surpresa” a exoneração do almirante, que ocupava o cargo desde o início do governo Jair Bolsonaro.

“Ao mesmo tempo, não é incomum trocas nos ministérios em períodos eleitorais, para composição de interesses políticos. Pelas referências que recebemos, Adolfo Sachsida, que integrava o Ministério da Economia, é tecnicamente capacitado, preparado e acreditamos que terá condições de bem conduzir o MME”, disse Vivan, em comunicado.

Por parte das empresas, o nome de Sachsida foi aprovado, mas a saída de Bento foi classificada como inadequada no momento da troca. Para o presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Daniel Slaviero, lamentou a saída do ex-ministro Bento e lembrou que o almirante atuou na questão do risco hidrológico, esteve à frente no enfrentamento da crise hídrica e da pandemia.

“Recebi a notícia com perplexidade e tristeza. Considerava o ministro Bento como um dos melhores quadros do governo federal. (…). Foi o ministro que fez mais mudanças estruturais para o setor elétrico. Resolveu o problema do GSF [risco hidrológico], aprovou três Medidas Provisórias, enfrentou a pandemia, a crise hídrica. A perspectiva com ele [Sachsida] é boa, mas o momento da mudança é inadequado, porque estamos a uma semana no meio do processo de capitalização da Eletrobras da aprovação do TCU [Tribunal de Contas da União] e a nossa expectativa é que o atual ministro possa manter a equipe para não ter nenhuma descontinuidade nos desafios complexos que o setor está vivendo “, disse o executivo.

Um agente do setor avalia, sob condição de anonimato, que a saída de Albuquerque do MME é uma forma de sinalizar ao mercado uma tentativa de solucionar a questão dos preços dos combustíveis num ano eleitoral.

A exoneração do almirante foi publicada na edição de ontem (11) do Diário Oficial da União, dias depois de um reajuste de 8,87% nos preços do óleo diesel nas refinarias da Petrobras. Alegando razões pessoais, o ministro teria pedido exoneração. Sachsida, seu sucessor, vem do Ministério da Economia e não tem experiência direta com a área de energia.

A questão dos combustíveis é a principal tese sobre a motivação pela troca, uma vez que se a questão fosse pessoal, Albuquerque poderia ser substituído pela secretária-executiva, Marisete Pereira – a saída mais natural.

*Link da matéria: http://glo.bo/3suMbhj