Processo de ComercializaçãoProcessos da Comercialização de Energia na Prática | 100% ONLINE

Cursos ABCE

Processos da Comercialização de Energia na Prática | 100% ONLINE

Processos da Comercialização de Energia na Prática | 100% ONLINE

Postado em: 15/03/2021

Início em 2022 (data a confirmar)

7 módulos – 38 horas-aula

100% online | Inscrições abertas | Interação com professores ao vivo

 

Objetivo

Abordar as diversas regras e procedimentos, no âmbito da CCEE, relativos à comercialização de energia elétrica, desde a adesão, seus requisitos e obrigações, a negociação e celebração de contratos, medições, registros, contabilização, cálculo do PLD (conceitos, Newave, Decomp) e suas interfaces, apuração de sobras e déficits, exposições, cessão de montantes, adesão e desligamento de agente, entre outras questões regulatórias e práticas do mercado livre de energia.

Público Alvo

Profissionais do setor de energia elétrica (geração, transmissão, distribuição, comercialização e consumo) de todas as formações (Administração, Economia, Direito, Engenharia etc.) e níveis (analistas, especialistas, executivos e outros), Empreendedores, Consultores Externos (advogados, contadores e outros), Estudantes e qualquer um que busque compreender melhor os processos ligados à comercialização de energia elétrica.

Formato do Curso

O curso busca cobrir uma grande quantidade de processos, com diversos temas. Será dividido e cobrado por módulos independentes. Ressalvado eventual requisito (conhecimento) prévio, a participação em módulo avulso é permitida. As aulas serão ministradas sempre às quintas-feiras. Também está disponível a opção de curso in company e customizado para sua empresa. Cursos 100% online, via Teams.

 

Instrutores

João Bortotti (Coordenador)

Formado em Direito pelo Mackenzie em 2007 e pós-graduado em Comercialização de Energia pela Universidade Federal de Itajubá em 2014, tem 12 anos de experiência no setor (3 anos em licenciamento ambiental de PCHs, 8 anos no Jurídico-Regulatório da CCEE, 1 ano como sócio na Potencial Energia e atualmente é sócio na Dínamo Energia).

Anderson Rapacci

Formado em Gerenciamento de Redes de Computadores pela Universidade Paulista em 2010, tem 14 anos de experiência no setor, tendo atuado como instrutor na CCEE de 2007 a 2019. Atualmente é consultor e instrutor na área de comercialização.

Rodrigo Azambuja

Rodrigo é formado em Meteorologia pela Universidade Federal de Santa Maria em 2009, mestre (2013) e doutor (2017) em Geofísica Espacial pelo INPE. Atua na área de Meteorologia Aplicada ao Mercado de Energia, respondendo pela meteorologia na CCEE, com foco em modelos de geração e cálculo PLD.

Tainá Ulhoa Mota

Tainá é Engenheira Civil formada em 2012 e mestre (2016) em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG. Tem experiência em consultoria especializada de Hidrologia e Hidráulica, sendo atualmente responsável por essa área na CCEE, realizando previsões de chuva e vazão e modelagens estatísticas para o cálculo do PLD.

José Claudio Rebouças

Formado em Engenharia Elétrica em 2000 e mestre em 2004 pela USP, atua há 20 anos no setor, sendo 6 anos como consultor na Andrade & Canellas e 11 anos como especialista na área de Informações ao Mercado da CCEE.

 

**Programação | Investimento ** em breve

**Ficha de Inscrição** em breve