Setor comemora escolha de nomes técnicos para secretarias do MME

ABCE na Mídia

Setor comemora escolha de nomes técnicos para secretarias do MME

Setor comemora escolha de nomes técnicos para secretarias do MME

Postado em: 13/02/2023

Setor comemora escolha de nomes técnicos para secretarias do MME

Ministro Alexandre Silveira disse que a capacidade técnica da equipe é essencial para enfrentar os desafios da Pasta

As nomeações dos primeiros secretários do Ministério de Minas e Energia (MME) foram celebradas pelo setor elétrico. Após cerca de 40 dias de espera, o mercado amanheceu com a confirmação de que Gentil Nogueira de Sá foi nomeado para a Secretaria de Energia Elétrica; Pietro Mendes para a Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; e Thiago Barral para a Secretaria de Desenvolvimento e Transição Energética. As nomeações foram publicadas na edição desta quinta-feira, 09, do Diário Oficial da União.

Os três são considerados técnicos, característica que foi exaltada pelo próprio ministro Alexandre Silveira, em nota: “a capacidade técnica da equipe é essencial para enfrentar a grande complexidade e os desafios da pasta. A equipe vai trabalhar para que os recursos do país sejam explorados de forma oportuna para toda a população brasileira e também para as futuras gerações”.

Nogueira de Sá é funcionário de carreira da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Barral atuava na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) desde 2007, onde ocupava, desde 2019 até o momento, a presidência. Já Pietro Mendes também tem longa trajetória na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e na própria Pasta.

Agora, o setor aguarda a definição de ao menos mais uma cadeira, a do comando da Secretaria-Executiva do Ministério.

Entidades destacam qualificação e profissionalismo
O presidente executivo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), Rodrigo Ferreira, afirmou, em nota, que as nomeações sinalizam um corpo técnico “altamente qualificado” para a Pasta. “São grandes nomes, muito reconhecidos pelo profissionalismo no setor de energia”, completou.

A Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel) foi na mesma linha e declarou ainda que as escolhas “refletem um alinhamento estratégico para o futuro das fontes alternativas de geração de energia”.

Já o diretor-presidente da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE), Alexei Vivan, avaliou as escolhas como “positivas” uma vez que o ministro tem “uma longa experiência na política” e esperava-se a nomeação de técnicos para auxiliá-lo.

Um executivo do setor, que pediu para não ser identificado, minimizou a demora na definição dos nomes para compor o segundo escalão do MME. Para ele, mais importante é que os quadros escolhidos são técnicos e que podem imprimir velocidade nas pautas que precisam ser encaminhadas. “Poderia demorar dois, até três meses, desde que seja uma equipe que depois não crie problemas. O importante é, uma vez definida, coloque atenção nas pautas prioritárias e imprima velocidade nas decisões necessárias”, disse.

*Link da matéria: https://www.estadao.com.br/economia/coluna-do-broad/setor-comemora-escolha-de-nomes-tecnicos-para-secretarias-do-mme/