ABCE vê com preocupação que ministros de Lula sejam políticos

ABCE na Mídia

ABCE vê com preocupação que ministros de Lula sejam políticos

ABCE vê com preocupação que ministros de Lula sejam políticos

Postado em: 30/12/2022

ABCE vê com preocupação que ministros de Lula sejam políticos

Alexei Vivan, presidente da ABCE, espera a montagem de equipes técnicas e qualificadas que superem as dúvidas sobre as carências de conhecimento dos titulares sobre os assuntos das respectivas pastas

A Associação Brasileira de Companhias de Energia (ABCE) avalia que a indicação de Alexandre Silveira (PSD-MG) para o Ministério de Minas e Energia (MME) confirma a estratégia do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, de fazer composição com a base parlamentar. A grande maioria dos ministros indicados é de políticos de carreira, com apenas “dois ou três técnicos”.

Segundo o presidente da ABCE, Alexei Vivan, a questão traz preocupação porque existem questões “sérias e importantes que precisam ser conduzidas na área de infraestrutura” e espera poder crer na composição de equipes técnicas e qualificadas que superem as dúvidas sobre as carências de conhecimento dos titulares sobre os assuntos das respectivas pastas.

Entre as definições está o Projeto de Lei 414/2021, de reformulação do marco regulatório do setor elétrico, em tramitação na Câmara dos Deputados, a liberação do mercado de energia para migração por consumidores conectados em baixa tensão e a sustentabilidade das distribuidoras de energia, entre outros pontos.

“Esperamos que a habilidade política que o novo ministro certamente tem, e seu currículo demonstra isso, possa ser favorável para que esses temas sejam definidos e votados”, disse Vivan.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje em Brasília os nomes dos titulares de 16 ministérios que ainda estavam em aberto, incluindo o de Alexandre Silveira, senador de Minas Gerais em fim de mandato pelo PSD.

Link da matéria: http://glo.bo/3WMeDYo