Entidades do setor pedem punição aos envolvidos em ataques em Brasília

ABCE na Mídia

Entidades do setor pedem punição aos envolvidos em ataques em Brasília

Entidades do setor pedem punição aos envolvidos em ataques em Brasília

Postado em: 10/01/2023

Entidades do setor pedem punição aos envolvidos em ataques em Brasília

Em carta ao Ministro da Justiça, Fase vê ações como afrontas ao estado democrático de direito. Para ABEEólica, gravidade dos atos não pode ser esquecida

Várias associações e entidades do setor repudiaram os ataques às sedes dos três poderes na tarde do último domingo, 8 de janeiro, causados por grupos bolsonaristas extremistas, chamados pelos representantes e autoridades de terroristas. As invasões deixaram um rastro de vandalismo, destruição, roubo e dilapidação do patrimônio público. O pedido de punição aos envolvidos foi constante nas manifestações.

Em carta ao ministro da Justiça Flavio Dino, o Fórum de Associações do Setor Elétrico classificou o acontecido como afronta ao estado democrático de direito, à ordem Constitucional e à segurança pública. “Manifestações são legítimas e fazem parte da democracia, mas não podem colocar em risco a segurança e o estado democrático de direito”, diz a carta. O fórum acredita que os atos devem ser apurados e os responsáveis punidos na forma da lei.

A Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias, novo nome da ABEEólica, espera que seja conduzida uma ampla apuração com a consequente punição dos responsáveis por realizar e financiar os ataques. “A gravidade dos atos contra nossa democracia não pode ser esquecida de forma alguma e exige uma resposta rápida e eficiente. Nossa sociedade tem enormes desafios para serem enfrentados nos próximos meses e anos e nós precisamos de um ambiente seguro e de diálogo, em que consensos possam ser construídos de forma pacífica e com total respeito às instituições democráticas’, disse a associação em nota.

A Associação Brasileira das Companhias de Energia foi mais uma a repudiar a invasão e ressaltou que manifestações legítimas não atentam contra o Estado Democrático de Direito. A ABCE também pediu a identificação e responsabilização dos envolvidos na forma da lei.

Para a União da Indústria de Cana de Açúcar, as questões políticas devem ser manifestadas pelo voto e pelos canais republicanos, mas nunca através da força e da incivilidade. Segundo a associação, neste momento, o Brasil precisa de comprometimento do seu povo e de todos os setores da economia para garantia da estabilidade do país e o seu bem comum. A Unica destacou ainda que não foi danificado apenas o patrimônio do povo brasileiro, mas também a sua alma.

O Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás também repudiou os atos do domingo, lembrando que as discordâncias não podem transcender para o vandalismo, desrespeito às instituições, ao Estado Democrático de Direito e destruição do patrimônio público. Já o Instituto E+ de Transição Energética, Não há desenvolvimento social e econômico ou futuro brilhante e sustentável se a democracia e o diálogo não prevalecerem. De acordo com o Think Tank, a democracia precisa ser preservada e a sociedade brasileira respeitada, sendo imperativo uma repulsa contundente para que seja debelada qualquer futura afronta ao Estado Democrático de Direito.

A Universidade Federal de Itajubá, berço de uma importante parcela de profissionais do setor elétrico nacional, lembrou que o respeito às instituições públicas e à Constituição Federal é obrigação de qualquer cidadão brasileiro. A Unifei, defende a democracia e a Constituição Federal e acredita na responsabilização legal dos envolvidos com a depredação do patrimônio público.

A Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia revelou estar atenta e junta com as autoridades monitorando a situação das refinarias e distribuidoras, para que não aconteça nenhum risco de desabastecimento. O presidente da frente, Senador Jean Paul Prates (PT-RN), segue firme e atento a todas essas questões. “O Brasil precisa avançar e reconstruir, não se trata de posição política-ideológica, mas sim de defesa da nossa liberdade e democracia”, afirmou o grupo parlamentar.

Para outro fórum, mas de Dirigentes de Agências Reguladoras Federais – a invasão e depredação foram inaceitáveis e configuram total desrespeito à democracia e às instituições brasileiras. “É preciso que haja responsabilização e que tais agentes sejam punidos com rigor, de forma que não ocorram mais ações como essas, que afrontam gravemente o Estado Democrático de Direito”, manifestou-se o fórum.

Link da matéria: https://bit.ly/3GSgTIt